
Sem pretensão de substituir orientações dos profissionais da área (para superar transtornos psicológicos, o paciente deve primeiramente buscar a ajuda de um médico ou psicólogo), o capítulo 12 trata da prevenção de doenças mentais e sugere uma lista de atividades simples e úteis à conservação da saúde emocional. Seguem alguns trechos:
A psicologia positiva diria que, pelas circunstâncias em que vivemos, não sentimos frequentemente as emoções positivas em nossa vida. As pessoas têm obsessão por empreendimentos que oferecem um extenso inventário de emoções negativas. Como resultado, a maioria das pessoas vive infeliz e pode acabar sofrendo transtornos mentais.
Em termos concretos, propomos uma série de atividades simples, mas de efeito marcante, que podem ser de grande benefício para todas as pessoas, especialmente para aquelas que desejam prevenir doenças mentais.
1. Seja otimista. Quando alguma coisa sair errada com você, pense nas possíveis soluções, não apenas em dados desesperadores que impeçam a superação do assunto…
2. Fortaleça sua autoestima. Ao se sentir inferior, você está diminuindo suas “defesas” contra as doenças mentais. Desenvolva o hábito de cada dia nutrir mais segurança naquilo que faz. Observe seus pontos fortes (que todos temos), pense em suas conquistas. Se não encontrar nada, fale com alguém de confiança para ajudá-lo a identificar essas coisas…
3. Procure apoio nas pessoas. Cultive o melhor relacionamento possível com seu cônjuge, seu chefe, seus companheiros e vizinhos. É importante o tratamento amável e cortês, como também demonstrar cooperação e respeito para com todos. Organize seu tempo para se dedicar mais à sua família de maneira amistosa. Evite ficar sozinho, ver televisão em excesso…Procure sair e usar seu tempo para conversar com outras pessoas.
4. Mantenha-se ativo. Praticamente todo tipo de desequilíbrio mental mantém forte resistência à qualquer atividade. Dedique tempo necessário ao seu trabalho. Depois, no horário de descanso, procure fazer outra atividade de natureza distinta (se seu trabalho é sedentário, pratique esportes ou realize exercícios físicos).
5. Enfrente a culpa. Se você tem sentimento de culpa, fundado ou infundado, procure agir rapidamente, pois esse sentimento é perigoso para a saúde mental. Se falou ou fez algo que magoou outra pessoa e a lembrança do fato relembra sua culpa, fale com a pessoa ofendida. Peça perdão com sinceridade e humildade… Às vezes, a pessoa ofendida não tem disposição para aceitar suas desculpas. Nesse caso, peça auxílio a Deus e confesse sua culpa. A Bíbliz diz que “se confessarmos os nossos pecados [culpas], Ele (Deus) é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
6. Cuide de sua saúde física. A saúde física e mental mantêm uma relação muito íntima… Esteja atento à sua dieta. Coma alimentos o mais natural possível. Faça exercício físico. Cuide de seu descanso noturno. Durma pelo menos sete a oito horas diariamente. Evite substâncias químicas. As drogas, álcool e o café, inclusive, alteram o sistema nervoso central e o estado de ânimo. Calcula-se que 15% de todos os casos de doenças mentais estejam associados ao uso de álcool ou drogas, ou tiveram alguma influência deles.
7. Seja humanitário. Participe de algum plano de apoio aos desamparados ou pessoas necessitadas. Isso lhe causará bem e trará satisfação aos favorecidos… Ao sentir que sua ajuda traz benefícios aos outros, verá que seus problemas diminuirão e até desaparecerão.
8. Mantenha uma atitude confiante. É uma das medidas mais proveitosas para conservar a saúde mental. Não seja pessimista quanto ao futuro. Relembre o passado, concentrando-se no que aconteceu de bom e não de ruim. Afaste o pensamento de desastres, desgraças e calamidades.
9. Procure os ambientes naturais. Os transtornos mentais encontram sua base de desenvolvimento em ambientes urbanos, enquanto a saúde integral se desenvolve em meio à natureza. Se as pressões do trabalho impedem que você viva fora da cidade, leve, então, a natureza à sua casa através de plantas, flores, um animal de estimação, etc. Quando tiver oportunidade, faça um passeio no campo, num parque ou montanha e desfrute com todos os sentidos o que a natureza lhe oferece.
10. Inclua em sua vida o aspecto espiritual. A dimensão espiritual pode ser fortalecida por meio da música, meditação, reflexão na vida de personagens exemplares; mas a espiritualidade mais completa é alcançada através da experiência religiosa na qual, pela fé, se admite a existência de Deus. Não de um deus cruel que se alegra com o castigo e sofrimento de suas criaturas, mas um Deus amoroso que ouve e responde às orações de Seus filhos. Por meio da oração e da aproximação com Deus, você obterá tranquilidade e paz mental.